BIBLIOTECA NACIONAL
COLEÇÃO CAROLINA MARIA DE JESUS
COLEÇÃO CAROLINA DE JESUS
Datas-limite: 1958-1963
Dimensões: 11 rolos de microfilme; 14 diários autógrafos e 22 fotografias.
Data de entrada: 1996 e 2011
Forma de entrada: Doação
Origem: Vera Eunice de Jesus Lima, filha da titular (1996) e Audálio Dantas (2011)
CONTEÚDO E ESTRUTURA
A coleção foi organizada pelo prof. José Carlos Sebe Bom Meihy e microfilmada em 1996, em convênio com a Library of Congress (1ª aquisição); o acervo original foi devolvido à proprietária, Vera Eunice de Jesus Lima. Os originais dos 14 diários referentes à 2ª aquisição estão disponíveis na Divisão de Manuscritos. O Cadernos 11 está disponível na BN Digital.
LOCALIZAÇÃO
MS-565 (1-10); MS-524 (1); 47, GAV1, 01-14; FOTOS-ARM.17.8.2 (1-16), (17-19) e (20-22).
MICROFILMES DA COLEÇÃO
Localização: MS-524
Conteúdo:
- JESUS, Carolina Maria de. Romance. São Paulo, 1954. Coleção Carolina de Jesus.
Localização: MS-565 (1-10)
Conteúdo: Nesses rolos estão contidos diários, romances, poesias e recortes de jornais.
DOCUMENTOS MANUSCRITOS DA COLEÇÃO
Localização: 47, GAV1, 01 a 14 (clique aqui para ver descrição completa)
A descrição dos documentos constantes da coleção de manuscritos foi fornecida pela Biblioteca Nacional. Trata-se da mesma descrição encontrada no catálogo da instituição sendo, portanto, de inteira responsabilidade da instituição as informações prestadas nessa descrição.
________________________________________________________
FOTOGRAFIAS DA COLEÇÃO
Autor: Torok, George.
Título: [Carolina Maria de Jesus na favela do Canindé] [doc. fot.] [São Paulo, SP, 196-]
Descrição física: 16 fotos: gelatina, p&b; 17 x 24,3cm e 18,3 x 24cm.
Estúdio: O Cruzeiro (revista).
Origem: Doação de Audálio Dantas em 27/06/2011.
Coleção: Carolina de Jesus
Conservação: Bom
Notas: Carimbo (tinta) do fotógrafo e estúdio no verso do papel fotográfico (foto 1): “O Cruzeiro Bureau de São Paulo Foto George Torok”.
[As fotos número 1 e 2 mostram Carolina, Audálio Dantas e a atriz Ruth de Souza, na Favela do Canindé. Provavelmente, trata-se de visita da atriz à favela como laboratório para o personagem que representará na adaptação teatral de Quarto de despejo.]
Iniciais do nome do doador, Audálio Dantas, manuscrito no verso do papel fotográfico (fotos 3-4, 10-12 e 14: “AD”.
Características técnicas adicionais: superfície brilhante.
Resumo: Fotos que retratam a escritora na favela do Canindé com pessoas da comunidade, recebendo as visitas do jornalista Audálio Dantas, do escritor Paulo Dantas e outros; exibindo e autografando a sua obra mais conhecida “Quarto de despejo: diário de uma favelada”.
Assuntos: Jesus, Carolina Maria de, 1914-1977.
Dantas, Paulo, 1922-2007
Dantas, Audálio, 1929-
Escritoras brasileiras.
Fotojornalismo.
Escritores brasileiros.
Jornalistas – Brasil.
Favelas, São Paulo (SP).
São Paulo (SP) – Condições sociais.
Gênero: Cópia fotográfica de gelatina e prata.
Retrato fotográfico.
Localização: FOTOS-ARM.17.8.2 (1-16)
________________________________________________________
Autor:
Título: [Carolina Maria de Jesus e pessoas da favela do Canindé] [doc. fot.] [São Paulo, SP, 196-].
Descrição física: 03 fotos: gelatina, p&b; 24,3 x 18,3cm.
Estúdio:
Origem: Doação de Audálio Dantas em 27/06/2011.
Coleção: Carolina de Jesus
Conservação: Bom
Notas: Iniciais do nome do doador das fotos, Audálio Dantas, manuscrito a tinta no verso do papel fotográfico: “AD”.
Resumo:
Assuntos: Jesus, Carolina Maria de, 1914-1977.
Escritoras brasileiras.
Fotojornalismo.
Favelas, São Paulo (SP).
São Paulo (SP) – Condições sociais.
Gênero: Cópia fotográfica de gelatina e prata.
Localização: FOTOS-ARM.17.8.2 (17-19)
________________________________________________________
Autor:
Título: [Quarto de despejo] [doc. fot.] [São Paulo, SP, 196- : diário de uma favelada: peça de teatro de Edy Lima segundo obra de Carolina Maria de Jesus].
Descrição física: 03 fotos: gelatina, p&b; 18 x 24,5cm e 24,3 x 15,3cm.
Estúdio:
Origem: Doação de Audálio Dantas em 27/06/2011.
Coleção: Carolina de Jesus
Conservação: Bom
Notas: Anotações manuscritas a tinta no verso do papel fotográfico.
Características técnicas adicionais: superfície brilhante.
Resumo: Cenas da peça sob a direção de Amir Haddad.
Assuntos: Jesus, Carolina Maria de, 1914-1977.
Haddad, Amir.
Lima, Edy, 1929-
Escritoras brasileiras.
Fotojornalismo.
Teatro.
Fotografia de palco – São Paulo (SP).
Favelas, São Paulo (SP).
São Paulo (SP) – Condições sociais.
Gênero: Cópia fotográfica de gelatina e prata.
Localização: FOTOS-ARM.17.8.2 (20-22)
________________________________________________________
DESCRIÇÃO DOS ROLOS DE MICROFILMES
Os rolos de microfilmes pertencentes à coleção Carolina Maria de Jesus contêm o material recolhido, examinado, tratado e microfilmado pela equipe de pesquisadores da Universidade de São Paulo, sob a direção dos professores José Carlos Sebe Bom Meihy e Robert M. Levine e pela equipe de profissionais da Biblioteca Nacional. O material bruto foi agrupado de acordo com o gênero textual. Nos rolos de microfilmes de número 1 a 3 estão agrupados os diários. Nos rolos de número 4 e 5, Miscelânea. Nos rolos de número 6, 7, 8 e 9 estão agrupados os romances inéditos (com exceção de A Felizarda, que foi publicado com o título de Pedaços da Fome): Dr. Silvio, Rita, Dr. Fausto, O Escravo, A Felizarda e um romance inacabado e não identificado. No rolo de número 10 estão diversas reportagens e artigos de jornais e revistas sobre Carolina Maria de Jesus. No rolo de número 11, encontra-se um romance identificado como São Paulo, de 1954. A seguir, uma descrição do conteúdo de cada rolo, com a posição aproximada de acordo com a ordem dos fotogramas de cada rolo.
O critério adotado para descrever o conteúdo dos rolos de microfilmes obedeceu, em princípio, à própria organização realizada pela equipe de pesquisadores. O que se somou a esse trabalho inicial foi a tentativa de, através da numeração dos fotogramas, oferecer uma posição aproximada, em cada rolo, do documento descrito. Portanto, seguiram-se alguns critérios como:
- São reproduzidas as informações contidas nas sinaléticas elaboradas pela equipe de pesquisadores da Biblioteca Nacional, contendo informações sobre a coleção, o conteúdo e observações específicas para cada conteúdo de cada rolo de microfilme. As sinaléticas estão identificadas como tal, entre colchetes, ao lado do número do fotograma;
- São reproduzidas também as informações contidas nas caixas onde os rolos estão acondicionados, assim como as informações contidas nas cintas que protegem o microfilme em cada rolo;
- Quando uma entrada de diário não está datada, transcreve-se parcialmente o texto;
- Quando a entrada do diário está datada, transcreve-se apenas a data;
- Quando há equívoco quanto à datação da entrada, apõem-se entre colchetes a data correta;
- A numeração dos fotogramas é aproximada, pois não estão numerados no filme e sua ordenação neste guia serve como auxiliar na localização aproximada do documento no rolo de microfilme.
Para ver a descrição de cada rolo de microfilme, clique no no código localizador respectivo:
MS-565 (1, 2 e 3), contendo diários.
MS- 565 (10), contendo recortes de artigos de jornais e revistas.
MS-524, contendo romance sem título.