Peça teatral: “Se eu Soubesse”
Resumo de: Jardel Socoll
Descrição do cenário:
Rica mansão do Conde Raul de Astrengile, localizada no centro da Praça das Bandeiras, no Rio de Janeiro. No palácio há uma escada de ferro, com vinte e cinco degraus. No início da escada há dois vasos de samambaia.
Personagens:
Raul de Astrengile: Conde
Dr. Carlos de Araújo: Médico da família
Paulo de Castro: Marido de Virginia
Coronel Rodrigues: Pai de Sara
Olga Rodrigues: Noiva do Conde Raul
Sara Rodrigues: Mãe de Olga e esposa do Coronel Rodrigues
Pedro de Lima: Criado do Conde Raul
Carmem: Reside na casa do Conde, por quem fora criada
Virginia dos Santos: Filha do Conde Raul
Jose de Sousa: Amigo do Conde Raul
Sinopse:
A peça inicia-se no dia do casamento do Conde Raul com Sara Rodrigues. Dr. Carlos de Araújo chega à casa do Conde com uma criança, dizendo ser sua filha e que a mãe dela, Virginia, havia falecido durante o parto. O Conde fica surpreso, mas aceita a menina, que passa a ser chamada de Virginia, o mesmo nome da mãe. Porém, Conde Raul decide informar a todos que a criança fora enviada como presente de casamento, e que ficará aos cuidados dos criados, sem tomar conhecimento de que o Conde é seu verdadeiro pai. No entanto, Conde Raul não comparece ao seu próprio casamento, o que deixa o Coronel Rodrigues, pai da noiva, furioso. Este o convida para um duelo de esgrima. Conde Raul acaba ferindo o Coronel, que é encaminhado para o hospital.
Aos vinte anos de idade, Virginia já está casada e com um filho. Conde Raul não gosta do tratamento e da personalidade de Virginia, e desconfia que ela não seja sua filha. Decide fazer um testamento e deixar tudo para Carmem, que vivia na casa e fora criada por ele, pois a considerava uma filha e porque Carmem sempre estivera ao seu lado.